Ao contrário do que podemos ver em países da Europa, onde Ferraris e Porsches dormem expostos na rua, aqui no Brasil existe uma preocupação muito grande com os automóveis. Brasileiro adora carros e, muitas vezes, cuida melhor deles do que dos próprios moradores da casa. É comum vermos pessoas se mudando para apartamentos piores e menores somente pela razão de haver mais uma vaga de garagem no prédio. Já há lançamentos de apartamentos em cidades como São Paulo que dispõem de sete ou mais vagas de garagem.
Pois bem, se existe a necessidade de um local adequadamente protegido para guardar o automóvel, de que modo podemos então criar este espaço numa casa?
Apesar de haver diversas garagens totalmente fechadas em algumas residências, uma simples cobertura já é suficiente para proteger os carros das intempéries. Além disso, quanto mais abertas forem as faces desta garagem, maior a ventilação. Logo, a garagem tende a ser menos quente e o monóxido de carbono produzido pelos veículos se dissipa mais facilmente, melhorando a qualidade do ar.
Ao cobrirmos uma garagem temos como objetivos principais: proteger o carro de chuvas (inclusive de granizo), resguardá-lo da insolação direta ou abrigá-lo contra dejetos de pássaros, etc. No caso das chuvas, o carro tende a sujar com mais velocidade, além de poder sofrer algum dano no caso das chuvas de granizo do verão. Já com a insolação direta, a pintura costuma ter um desgaste maior com o passar dos anos e nos dias mais quentes, sempre haverá o incômodo de se adentrar no veículo tendo-se a impressão de estar dentro de um forno.
Uma maneira bastante utilizada para cobrir as garagens é construir uma laje comum sobre ela. Esta laje precisará ser impermeabilizada corretamente para que não aconteçam infiltrações. Essas infiltrações podem ser muito prejudiciais à pintura dos carros, já que a água leva, junto com ela, cálcio, formando manchas brancas que queimam a pintura dos carros. A vantagem de utilizarmos uma laje de concreto para esta cobertura é garantir uma ótima proteção contra as chuvas e um excelente sombreamento. Além disso, podemos usar a parte de cima desta laje como um terraço ou um jardim. Podemos plantar grama, construir uma piscina, uma churrasqueira. Ou seja, desta maneira cria-se um novo espaço de lazer para a residência.
fonte: uol