segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Repaginação praiana começa no portão



Quando o escritório Spaço Interior - Arquitetura & Interiores foi contratado, os proprietários desejavam atualizar a arquitetura e a decoração desta casa de praia. Com uma área de trezentos metros quadrados muito bem construída, não teve necessidade de mudanças ou intervenções extremas - o que tornou a reforma bastante econômica -, apenas algumas adaptações para tornar o projeto mais funcional e moderno.


As linhas da fachada proporcionam um ar mais metropolitano, mas, no interior da morada, percebe-se um clima praiano, principalmente pela escolha dos materiais e pela ampla entrada de luz natural."Nosso intuito era favorecer a luminotécnica e a integração da varanda com as salas, deixando em evidência um pé-direito com 6 m de altura", afirma Ana Lúcia Rozenblit, arquiteta.

Em função disso, ela e a sócia, Sabrina Borges Salles, investiram em arandelas e pendentes pontuais para criar uma proposta intimista, sem interferir na iluminação natural, e derrubaram as paredes das salas de estar e de jantar de forma que fosse possível unir os ambientes, tornando-os muito mais práticos.

No living, alguns nichos foram abertos para realizar a integração visual com a área externa. Além desse benefício, o recurso dá maior sensação de amplitude ao espaço e também aproveita a profusão de sol que adentra os panos de vidro. Na ligação entre sala e varanda, mais uma vez o mesmo material aparece como fechamento, no entanto, na versão esverdeada.

Foto: Divulgação

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Repaginação praiana : A estrutura manteve-se, mas esta bela casa à beira-mar precisou ter paredes derrubadas, mudar os portões, ganhar extensos panos de vidro e receber novos acabamentos para se tornar mais prática e resistente à maresia


Quando o escritório Spaço Interior - Arquitetura & Interiores foi contratado, os proprietários desejavam atualizar a arquitetura e a decoração desta casa de praia. Com uma área de 300 m² muito bem construída, não houve necessidade de mudanças ou intervenções extremas - o que tornou a reforma bastante econômica -, apenas algumas adaptações para tornar o projeto mais funcional e moderno.

As linhas da fachada denotam um ar mais metropolitano, mas, no interior da morada, percebe-se um clima praiano, principalmente pela escolha dos materiais e pela ampla entrada de luz natural."Nosso intuito era favorecer a luminotécnica e a integração da varanda com as salas, deixando em evidência um pé-direito com 6 m de altura", conta Ana Lúcia Rozenblit, arquiteta. Em função disso, ela e a sócia, Sabrina Borges Salles, investiram em arandelas e pendentes pontuais para criar uma proposta intimista, sem interferir na iluminação natural, e derrubaram as paredes das salas de estar e de jantar de forma que fosse possível unir os ambientes, tornando-os mais práticos.

No living, alguns nichos foram abertos para fazer a integração visual com a área externa. Além desse benefício, o recurso dá maior sensação de amplitude ao espaço e também aproveita a profusão de sol que adentra os panos de vidro. Na ligação entre sala e varanda, mais uma vez o mesmo material aparece como fechamento, no entanto, na versão esverdeada.

Foto: Divulgação

fonte: casa e construção

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Casa de campo no Rio de Janeiro foi feita com escolhas sustentáveis, inclusive no portão

Vencedor da categoria Casa de Campo no ano passado, este refúgio de fim de semana na serra fluminense, obra dos arquitetos Luciano Alvares e Tatiana Terry, honra a paisagem com escolhas sustentáveis.

Telhas de fibra. O modelo corrugado da Onduline, fabricado com fibras vegetais recicladas, reveste a torre dos banheiros. As peças recobrem as placas cimentícias que fecham toda a construção.

Madeira plástica. Deck e paredes externas vestem a Ecomadeira, da Ecoblock. As réguas empregam 70% de resíduos plásticos e 30% de fbras naturais, como casca de arroz.

Transparência. A face sul, da ala social, é a que recebe menos sol. Emoldurados na estrutura metálica, os painéis de vidro clareiam a casa sem transformá-la numa estufa.

Implantação gentil. Pilotis de concreto erguem a morada, o que manteve o terreno quase intacto. “Com esse recurso, deixamos o vento circular por baixo e despistamos a umidade da região”,afirma Tatiana.

02-arquitetura-sustentável

fonte: abril

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Como escolher o melhor portão para a sua casa

Parece um assunto fácil, mas utilizar portões na decoração pode ser um pouco complicado. São tantas cores, tecidos e tamanhos diferentes, que pode se tornar uma tarefa difícil escolher o portão ideal para a sua casa. No entanto, para te ajudar nesse assunto, conversamos com a arquiteta e designer de interiores Tatiana Spencer, que deu várias dicas. Veja!


Primeiros passos para comprar portões

De acordo com Tatiana, o primeiro passo é não errar na medida. O ideal é que a cortina passe nas laterais e na parte superior e inferior pelo menos 15cm; então confirme a medida da janela/vão e acrescente. “Se você pode colocar a cortina até o chão, caso não tenha nenhum móvel fixo na frente, eu recomendo pois acaba alongando o pé direito do ambiente; caso contrário, deixe pelo menos 15 a 20cm para baixo”, explica.

Depois, é hora de escolher o material do portão. Como a gama de tecidos é imensa, é importante observar o restante do espaço. Verifique se tem muito sol no ambiente, se tem algum prédio ou vista próximos que estão incomodando e tirando a privacidade ou se a claridade é intensa. “Isso ajuda a definir o tipo de material que será usado. Claro que os móveis e cores do ambiente ajudam nesta escolha; ambientes muito coloridos pedem cortinas mais neutras e o inverso abre um leque para estampas e cores marcantes”, pontua a designer de interiores.

Flickr/sbcustomdesigns

fonte: revista casa linda

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Renove sua casa: veja 12 dicas para decorar os ambientes gastando pouco em seu Portão

Entre na onda do "faça você mesmo": se a ideia é decorar a casa sem gastar muito, é preciso enxergar novas possibilidades para as peças que você já tem.

Uma dica é pesquisar na internet os tutoriais que ensinam a renovar itens antigos. Para a designer de interiores Caroline Coraiola, a saída é entrar no clima do tão em voga "faça você mesmo".

 "Uma mesa pequena e antiga pode ganhar um mosaico no tampo e virar o destaque da decoração do hall de entrada", exemplifica.

O portão de madeira é uma alternativa ótima para quem deseja tornar sua casa muito mais bonita contando com um material de qualidade e que você vai amar!

Arranjos com garrafas e potes de vidro custam pouco e deixam a casa linda - Fernando Donasci/ UOL