terça-feira, 16 de junho de 2015

Grevistas fecham portões de acesso de campus da UFPA, em Belém

Professores e servidores técnico-administrativos, em greve desde 28/05, fecharam os portões de acesso ao campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, no começo da manhã desta segunda-feira (15). Só os trabalhadores da saúde e pacientes do hospital universitário Bettina Ferro de Souza com consultas agendadas estão tendo a passagem livre.

A ação faz parte da mobilização coordenada pela Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa) e Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes) e busca pressionar o Governo Federal para atender as reivindicações do ramo, assim como buscar a adesão dos demais trabalhadores à greve.

"Com a conjuntura que se mostra, o sindicato decidiu que é preciso radicalizar. O movimento não está feliz com os cortes na educação, com os rumos que estão sendo oferecidos pelo Governo Federal no segmento. 

A insatisfação é total, de todas as 61 instituições de ensino superior que entraram em greve. Estamos lutando também contra o assédio moral praticado pelos trabalhadores que estão em cargos de chefia e coordenação e estão sendo impedidos de se juntar", declarou Zila Camarão, coordenadora do Sindtifes.

De acordo com o movimento grevista, a próxima parada deverá ser realizada na quarta-feira (17), no hospital universitário João de Barros Barreto.

Fonte: G1

segunda-feira, 15 de junho de 2015

De mansão a quarto e sala, decoração de portão otimiza espaços

Todo mundo adora uma casa bem arrumada, um apartamento com o melhor aproveitamento dos espaços, as cores certas, o mobiliário sofisticado e confortável. 
Tudo isso é uma tarefa bastante complicada, em principal no momento em que se trata de deixar o lugar com a "cara" do dono. E é aí que entra a figura do designer ou arquiteto de interiores.
Ao contrário do que muitas pessoas acham, decoração não é uma coisa só para pessoas que tem dinheiro e mora em mansão. De acordo com os especialistas, para cada bolso há uma ideia e, mais do que nunca, espaço pequeno necessita de "solução" - ser otimizado.
"O papel da decoração é um conjunto. É proporcionar um maior conforto, melhorar custos e espaços. No momento em que eu falo custos, é usar os materiais mais apropriados, é valorizar o imóvel, torná-lo bonito, funcional", diz Eliane Kruschewsky, de trinta e dois anos de experiência.
Ainda segundo Eliane, quanto menor o ambiente, mais é essencial arrumá-lo. "O (imóvel) pequeno necessita ser bem resolvido, aproveitado. Ter soluções corretas".
Para o designer Marcelo Borges - sócio de Arthur Athayde na MA Interior Design, um dos catorze escritórios presentes na MostraBlack, considerado um dos mais fundamentais eventos do setor e que começa terça-feira, na capital paulista -, decoração é sinônimo de "qualidade de vida".
"Nada é mais justo do que no final de um longo dia de trabalho, chegar em uma casa arrumada, no qual o indivíduo tenha a possibilidade de se sentir acolhido. Muitas pessoas já entendem que não basta mobiliar. A classe média, os casais mais jovens, todos desejam mais personalidade. As próximas gerações também vão desejar, por isso o mercado tende a melhorar", afirma Borges.
Cores neutras imprimem estilo e sofisticação à sala assinada por Eliane Kruschewsky - Foto: Marcelo Negromonte | Divulgação
Fonte: atarde

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Muros e portões complementam a fachada

Eles tem a função de cercar a casa e garantem o máximo de segurança e privacidade a seus moradores. Além de práticos e eficazes, os muros e portões também podem acrescentar beleza à fachada, evitando o ar de confinamento.

 Separamos algumas idéias que proporcionam soluções caprichadas e sugestões de materiais e acabamentos duráveis. Dê o máximo de atenção a esse importante detalhe em seu projeto e aprenda como realizar a manutenção em diversos casos.

No momento de trocar a grade pelo muro, os donos desta casa desejavam uma estrutura com tijolo aparente. Deste modo, o tijolo colonial (27 x 13 x 7 cm) recebeu uma demão de seladora e duas camadas de impermeabilizante. Projeto desenhado pelos proprietários e realizado por um empreiteiro e o arquiteto.

Dimensões generosas e linhas retas valorizam qualquer tipo de projeto. Sobre o muro de alvenaria (22 m de largura), assentaram-se réguas de cumaru (7 cm de altura), impermeabilizadas com verniz de poliuretano. O portão é de alumínio.

fonte: abril